quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Turbante

  

"Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante. Ela pode incluir a introdução de formas de vestir ou adorno pessoal, música e arte,religiãolíngua, ou comportamento social. 
                                                                                                                             Fonte:Wikipédia



O turbante para muitos é símbolo de cultura e beleza negra, mas esse acessório, repleto de significados e funções. O turbante ou torço é uma tira de pano de determinados comprimentos utilizada sobre a cabeça e de uso muito comum em países do Oriente Médio, África, Ásia e Jamaica. 
Ele pode indicar posição social e está geralmente relacionado à religiosidade.     Na África, o pano da costa era apenas um complemento da vestimenta das mulheres negras, e não tinha conotações religiosas. A partir do século XIX, no Brasil, é que começou a ter ligação com as celebrações do Candomblé chegou ao Brasil por influência  africana inicialmente utilizado por baianas de acarajé e religiosos/as de terreiros de candomblé. 
A baiana é uma figura que traz consigo os elos da herança ancestral africana – a oralidade, a culinária, a crença, o misticismo, a dança, a ginga
Turbante é história, religião e cultura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! :)